Nossa história
Uma trajetória de diálogo e transformação
A Olibé nasceu do desejo de construir um mundo onde o respeito, a escuta ativa e o entendimento mútuo sejam a base das relações. Unimos experiência corporativa e engajamento social para facilitar diálogos e promover mudanças reais.
Com atuação em mediação de conflitos, diversidade e engajamento com stakeholders, fortalecemos laços entre comunidades, empresas e organizações, criando ambientes mais colaborativos e inclusivos.
Nossa Filosofia
O que nos move?
Acreditamos que uma sociedade mais justa depende de relações baseadas no respeito, na transparência e no reconhecimento da diversidade. Nosso compromisso é:
Mediar
Facilitar diálogos construtivos e inclusivos
Transformar
Promover o antirracismo como pilar da democracia
Valorizar
Valorizar culturas e identidades em todas as interações
Solucionar
Criar soluções coletivas para desafios sociais e ambientais
Nosso Código de Conduta
Na Olibé, acreditamos em relações baseadas na honestidade*, no respeito e no diálogo. Nosso compromisso é apoiar a construção de soluções justas que atendam aos interesses, necessidades e direitos de todas as pessoas, comunidades e organizações com as quais interagimos.
Valorizamos a diversidade e respeitamos as particularidades de cada indivíduo, cultura e instituição. Criamos um ambiente de confiança e colaboração, promovendo um diálogo produtivo e acessível para todas as pessoas.
Este Código de Conduta deve orientar as ações diárias, coletivas e individuais, dentro e fora da organização, das pessoas envolvidas em nossas atividades, incluindo organizações parceiras e fornecedoras.
O código de conduta reflete nosso compromisso com a ética e a transparência.
Contamos com seu engajamento para colocar esses princípios em prática.
*Para Humberto Maturana, a honestidade está relacionada à congruência entre o sentir, pensar e fazer. Agir de forma honesta é atuar respeitando nossos valores e emoções enquanto reconhecemos e aceitamos a legitimidade do outro.
Marcia Bellotti
Fundadora da Olibé – Mediação e Direitos Humanos
Nossos Valores e Princípios
- Direitos Humanos: defendemos e promovemos os direitos fundamentais de todas as pessoas, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Ética e Integridade: atuamos de forma honesta, transparente e responsável, combatendo a corrupção e conflitos de interesse.
- Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP): criamos um ambiente seguro e respeitoso, livre de assédio, violência ou discriminação.
- Responsabilidade e Impacto Social: contribuímos para ampliação do bem-estar das comunidades e organizações com as quais atuamos e colaboramos para deixar legado social, a partir do desenvolvimento de habilidades para diálogo e articulação social.
Condutas Esperadas
- Seguir todas as leis aplicáveis, assim como os códigos de conduta e compromissos assumidos com as organizações para as quais prestamos serviços, como a Lei de Acesso à Informação e o Estatuto da Igualdade Racial.
- Respeitar a diversidade de conhecimentos, modos de vida e cultura de pessoas, comunidades e organizações.
- Respeitar a privacidade e a confidencialidade das informações sensíveis.
- Agir com responsabilidade e transparência na comunicação institucional.
- Pautar, nas reuniões de equipe, qualquer situação vivida que desperte dúvidas em relação à conduta ética e reportar violação deste Código de Conduta.
Condutas Proibidas
- Assédio moral, sexual ou qualquer forma de discriminação.
- Trabalho forçado ou infantil em qualquer atividade da empresa ou de fornecedores.
- Práticas corruptas, suborno ou favorecimento indevido.
- Divulgação não autorizada de informações pessoais
- Uso de material de clientes ou grupos com os quais trabalhamos sem prévia autorização.
- Discursos racistas, misóginos, xenofóbicos, homofóbicos, capacitistas ou que promovam a desigualdade e exclusão.
Considerações Finais
A Olibé reafirma seu compromisso com a ética, a justiça social e os direitos humanos. A adesão a este Código é essencial para manter um ambiente de trabalho responsável e alinhado com nossos valores e princípios.
Quem Faz a Olibé?
Conheça as pessoas por trás da nossa missão
Márcia Bellotti
Consultora na agenda de gestão responsável e direitos humanos, especialista em Mediação de Conflitos e Gestão de Relacionamento com Comunidades e Povos Tradicionais. Apoia empresas com estratégias de desenvolvimento organizacional e governança participativa, a partir de metodologias de engajamento com stakeholders e atenta aos temas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Foi gestora de RH na Shell Brasil e na Unilever. Fundadora da Takao Diálogos, onde atuou até 2022, quando fundou a Olibé – Mediação e Direitos Humanos.
Psicóloga (UERJ), Master in Human Resources Education (Boston University/US); especialista na norma Accountability 1000/SES (Two Tomorrow/UK e em Avaliação De Projetos Sociais (FIA/ USP); Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Círculos de Construção de Paz (Palas Athena/SP e AJURIS/RS); Pós-graduada em Gestão Responsável (FDC/BH) e Direitos Humanos e Cidadania Global (PUC/RS).
Alana Barbosa
Consultora com 3 anos de atuação em processos de relacionamento com comunidades tradicionais. É co- facilitadora de dinâmicas de grupos, especialista em mapeamento de stakeholders e na condução de entrevistas individuais. Atua em comunicação com desenvolvimento de materiais de treinamentos, elaboração de peças para mídias sociais e para projetos da consultoria. Utiliza a metodologia da linguagem simples e anti racista.
Bacharel em Humanidades (UFBA); estudante de Letras Vernáculas com Língua Estrangeira (Espanhol) (UFBA). Facilitadora de Círculos de Construção de Paz menos complexos ( Ajuris/ POA). Letramento em Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (Kinah consultoria, Políticas de DEI (Instituto Ethos).
Consultores parceiros
Aline Oliveira
Licenciada em História; educadora social; facilitadora de Processos de Desenvolvimento de Lideranças, consultora em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional social; mentora e sócia-fundadora da Associação ComViver – Desenvolvimento de Liderança. Conselheira consultiva da Associação Muitação: Protagonismo das Juventudes.
Andreia Marques
Economista e bacharel em Direito; Doutora em Biotecnonologia e Sociedade; Mestre em Desenvolvimento Econômico. Atua com Estratégias Organizacionais, Riscos e Avaliação de Impactos Socioambinetais e Engajamento com Stakholders. Mentora de organizações sociais e start ups de impacto social.
Cassio Filgueiras
Advogado; pós-graduado em Mediação de Conflitos e Psicanálise; coordenador- pedagógico da formação em Mediação de Conflitos, da Palas Athena; facilitador de Círculos de Construção de Paz; Mediador de Conflitos socioambientais, comunitários, empresariais e familiares.
Daniel Grael
Advogado; mestre em Direito e ociologia e especialista em conflitos socioambientais e direitos humanos. Atua com devida diligência em direitos humanos, mediação de conflitos socioambientais e licença social para operar (LSO) em projetos envolvendo condicionantes entre empreendimentos e comunidades.
Juliana Soares
Administradora e pós-graduada em Gestão Socioambiental, com extensão em Direitos Humanos. Facilitadora em projetos de Sustentabilidade e DEI. No Instituto Ethos atuou por 15 anos em projetos de gestão e engajamento. Idealizadora do projeto Nossa Tenda onde conduz rodas de conversas.
Katiana Normandia
Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão Educacional. Consultora em Estratégias de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento. Atua com recrutamento, seleção e programas de inclusão para empresas.
Nico Nascimento
Bacharel em Comunicação Social; pós-graduado em Gestão Socioambiental e Sustentabilidade; MBA em Empreendedorismo, Negócios e Start Up; consultor em Estratégias de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento; mentor de planejamento financeiro pessoal inclusivo.
"Quando o rio encontra o outro rio, ele não deixa de ser rio. Ele passa a ser um rio maior. Essa é a grandeza da confluência."
Nêgo Bispo.